Como criar um produto Plone utilizando o mr.bob e instalá-lo via buildout

Quando estamos trabalhando com Plone temos duas maneiras de manter nosso portal. Você pode acessar a ZMI (Zope Management Interface) e criar/atualizar o que desejamos pela interface web (não recomendado) ou fazer isso pelo filesystem criando um produto Plone para que possamos instalá-lo e fazer nossas customizações.

Vamos aprender a criar nosso próprio produto Plone.

O Mr. Bob

O mr.bob é uma ferramenta utilizada para gerar o esqueleto do nosso produto, ou seja, a estrutura de diretórios necessária para que ele seja compatível com o Plone e possamos utilizá-lo em nosso portal.

Temos duas formas de instalar o mr.bob. A primeira é através do buildout de nossa instalação Zope/Plone e a segunda é em um ambiente independente do Plone, utilizando o virtualenv por exemplo. Vamos abordar aqui apenas a instalação via buildout. Caso você queira instalar pelo virtualenv o processo é bem simples e pode ser visto no repositório no github do produto bobtemplates.plone.

Instalação do mr.bob via buildout

No arquivo buildout.cfg vamos fazer as seguintes alterações:

Na sessão [buildout], em “parts”, vamos adicionar uma referência a ferramenta:

Logo abaixo, vamos criar a sessão [mrbob]:

Agora é só rodar o buildout para baixar e instalar o mr.bob:

Como criar o produto?

Concluído o buildout, nós podemos acessar a pasta “src” (onde fica localizada os produtos) e executar o comando a seguir:

Nosso amigo Mr. Bob irá fazer algumas perguntas tais como o tipo de pacote nós desejamos criar, um produto “básico”, para tipos de conteúdo Dexterity ou um produto de tema (Diazo).

Além disso você deverá responder algumas perguntas tais como nome do autor, email, username do github, descrição do pacote e versão do Plone na qual nosso produto será compatível.

Se tudo deu certo, ele irá gerar uma estrutura similar a essa aqui:

Como instalar o produto?

Agora que nosso produto está criado e acessível em nosso diretório “src”, vamos configurá-lo no buildout e instalar em nosso portal.

Vamos acessar novamente o arquivo buildout.cfg e incluir a referência ao nosso produto recém criado na sessão [buildout], em “eggs” e “develop”:

Concluído essa etapa vamos rodar o buildout novamente:

Se tudo deu certo seu produto deverá estar disponível para instalação no painel de controle, em “Complementos”

Produto disponível para instalação no painel de controle do Plone

Agora que você já sabe criar e instalar produtos Plone, nem pense mais em fazer modificações via ZMI. No produto nós podemos redistribuir nosso pacote facilmente, utilizá-lo em vários portais e fica muuuito mais fácil recuperar o estado original do seu portal caso precise instalar em outro ambiente e manter o controle de versões do seu código.

2 Comentários

  1. […] Antes de começar, certifique-se de que você tem um produto Plone para fazer as modificações, se você ainda não criou o seu veja como criar um produto Plone utilizando o mr.bob e instalá-lo via buildout. […]

    05/04/2016
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *